O BICHO ESTRANHO
Divida a sala em grupos de no máximo quatro crianças ou faça individualemente mesmo. Cada criança ou grupo deve receber uma folha ou uma cartolina numerada de 1 a 10 para ser formado dez nomes de animais. Depois de escritos os nomes dos animais, apresenta-se um cartaz com a numeração de 1 a 10 com nomes de partes do corpo (cabeça, braço, nariz. perna, etc.). Solicitamos aos alunos que eles associem a tabela construída por eles com a tabela apresentada, através de uma ilustração, mostrando um bicho diferente (olho de gato, nariz de cachorro, pena de cavalo,etc). Feito o desenho, os alunos criam um nome e o local onde vive o bicho estranho e apresentam para a turma.
Espera-se nessa atividade que os educandos construam palavras escritas através da sua imaginação incentivando a criatividade e a interpretação das palavras através das ilustrações dos alunos, a partir do que se pede.
Exemplo de tabela:
Tabela confeccionada pelos alunos: Tabela apresentada pelo professor:
1.leão 1.corpo
2.coruja 2.cabeça
3.tubarão 3. olho
4.gato 4. boca
5.foca 5. nariz
6.cachorro 6. perna
7.galinha 7. pé
8.girafa 8. braço
9.macaco 9. mão
10.burro 10. orelha
O bicho estranho, então será assim:
Exemplo de tabela:
Tabela confeccionada pelos alunos: Tabela apresentada pelo professor:
1.leão 1.corpo
2.coruja 2.cabeça
3.tubarão 3. olho
4.gato 4. boca
5.foca 5. nariz
6.cachorro 6. perna
7.galinha 7. pé
8.girafa 8. braço
9.macaco 9. mão
10.burro 10. orelha
O bicho estranho, então será assim:
Nome: GAGIMABU
Hábitat: PÂNTANOS DO FIM DO MUNDO
Alimentação: PEIXES VOADORESNestas atividades, as crianças sempre se empolgam, daí surgiram diversos bichos estranhos com nomes mais estranhos ainda como: cavalinha, isburrinha, floct, etc. Cada um com uma estrutura diferente e vivendo em lugares totalmente inusitados. É muito proveitoso observar os alunos interessados em criar e ficarem satisfeitos ao mostrar sua criação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário