"O humor, o entusiasmo e a alegria são elementos fundamentais à educação. Convida a criança a desejar o desejo de aprender, fazendo de suas fantasias alimento para o conhecimento".
(Maria Lúcia de Oliveira)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Viagem pedagógica ao Alto do Moura e Museu do Barro - Caruaru-PE


No dia 19 de maio nós do 1º Período em Letras da Faintvisa, fomos em companhia da professora Gil e do professor Maciel, explorar os aspectos da variedade linguística histórica presente em espaços de manisfestação da cultura popular. O local escolhido foi o Alto do Moura, importante pólo de artesanato em cerâmica, considerado pela UNESCO patrimônio de arte figurativa das Américas, em Caruaru, onde conhecemos a história de uma das figuras mais populares de Pernambuco: o Mestre Vitalino, que nasceu no Sítio Campos em 1909 e tornou-se famoso por fazer  esculturas de barro.
 Fomos recebidos pelo seu filho Severino na casa onde ele morava costruída em 1959 pelo próprio mestre, hoje, a casa tornou-se  um museu que mostra a história de uma pessoa simples que moldava no barro um fiel retrato do cotidiano nordestino, sua gente e seus costumes, sendo considerado a maior expressão da cerâmica popular brasileira. Mestre Vitalino Faleceu no dia 20 de janeiro de 1963, aos 54 anos vítima de varíola, mas deixou sua arte para história e para seus herdeiros, pois seu filho reproduz as esculturas do pai no barro também.
O mestre é uma figura típica da cultura nordestina e brasileira e faz parte das nossas raízes. Com sua simplicidade moldou sua vida que é reconhecida até hoje em todo mundo.
Casa museu Mestre Vitalino

Filho de Vitalino







Obras de barro

 
Homenagem da Tv Jornal ao centenário do Mestre Vitalino


Nenhum comentário:

Postar um comentário